Setor Público - Documentos para Envio

  • Notificação judicial ou extrajudicial do segurado (e anexos)
  • Contrato integral (e anexos) entre segurado e tomador
  • Cronograma físico do escopo do contrato (previsto x realizado)
  • Documentação relacionada com a alegação do segurado do descumprimento contratual do tomador que motivou a notificação judicial ou extrajudicial do segurado
  • Resposta formal do tomador com as respectivas informações e documentos pertinentes
  • Parecer técnico do regulador encarregado
  • Parecer do consultor jurídico, se contratado

Seguro Garantia Judicial

  • Recepção Fairfax recebe ofício judicial e envia ao Jurídico, com carimbo de recebimento da portaria do prédio, carimbo da recepção Fairfax e carimbo do Jurídico
  • Jurídico recebe diretamente o ofício judicial por e-mail
  • Jurídico consultará o site do Tribunal, para verificar o status do processo judicial e se o CCG está regular
  • Área de Sinistros é acionada para cadastramento do sinistro com reserva padrão e recebe a análise prévia efetuada pelo Jurídico
  • Se o processo judicial não transitou em julgado e está pendente de recurso, a área de Sinistros deve responder ao juízo, esclarecendo que o sinistro estará caracterizado com a inadimplência do tomador após o trânsito em julgado da decisão condenatória
  • A área de Sinistros deve acionar o corretor/tomador para que ele efetue o pagamento do valor constante da intimação judicial ou que comprove a interposição de recurso com efeito suspensivo, sob pena de execução da contragarantia e aviso ao mercado ressegurador de inadimplência do tomador
  • Em paralelo, a Área de Sinistros aciona o advogado externo (regulador de sinistro de garantia), para que contate o advogado do tomador para pagamento e monitoramento da ação judicial
  • Jurídico e Sinistros trabalham em conjunto, para garantir que a Fairfax não sofra uma penhora online e garantir o ressarcimento
  • Cabe à área de Sinistros avisar os resseguradores dos sinistros avisados

Seguro Garantia outras Modalidades

  • A área de Sinistros recebe o aviso de sinistro ou de expectativa por e-mail
  • O sinistro é cadastrado com reserva padrão, mesmo em caso de expectativa de sinistro e avisa os resseguradores
  • A área de Sinistros verifica junto ao Jurídico o CCG
  • A área de Sinistros providencia carta ao tomador e segurado, com cópia ao corretor de seguros, solicitando informações e documentos iniciais para a regulação
  • Assim que é recebido os primeiros documentos, a área de Sinistros aciona o regulador, que na maior parte dos casos, é um escritório de advocacia terceirizado
  • Dependendo da matéria discutida, a área de Sinistros também aciona um perito
  • O Departamento Jurídico deve acompanhar a regulação, para eventuais providências jurídicas que se façam necessárias (Medida Cautelar, Mandado de Segurança, etc)